Treinamento para interação com a mídia foi foco do encerramento do Circuito de Estudos Eleitorais
As atividades do Circuito de Estudos Eleitorais - Belém encerraram na quinta-feira (04). O jornalista João Jadson falou sobre a dinâmica de trabalho da imprensa, o papel do porta-voz nas instituições e conduziu um treinamento prático para entrevistas, o "Media Training". O pubicitário, Lucas Barros, ressaltou as mídias sociais e o uso de Inteligência Artificial (IA) na comunicação.
"Dentro de uma instituição, o porta-voz atua como facilitador, pois a comunicação é fundamental para que você seja entendido e engaje as pessoas na sua iniciativa", destacou o jornalista.
A assessora de Comunicação Institucional do Tribunal, Renata Ferreira, falou sobre as principais atribuições da Assessoria de Comunicação (Ascom) do Tribunal.
A secretária judiciária, Fernanda Sousa, encerrou oficialmente a programação com agradecimentos aos participantes e a toda a equipe que colaborou para a realização do evento. "Espero que os conhecimentos adquiridos aqui contribuam significativamente para o aprimoramento das práticas eleitorais", agradeceu.
No início da tarde, o assessor de Governança, Gabriel dos Santos Monteiro, falou sobre a Formulação das Metas Nacionais do Tribunal e do Poder Judiciário para 2025.
Manhã
Pela manhã, a programação iniciou com o tema da "Linguagem Simples" abordado pela secretária de Planejamento do Tribunal, Hérika Sodré. A secretária enfatizou a importância de uma comunicação acessível e eficaz. "Estamos nos comunicando com o cidadão, com a sociedade. Precisamos nos expressar de maneira que todos compreendam, utilizando uma linguagem simples. A simplicidade na linguagem é uma causa social", destacou.
Na sequência, o secretário de Administração, Judiron Carvalho, repassou os "Informes sobre Materiais e Serviços", com atualizações sobre os materiais que podem ser solicitados pelas zonas eleitorais do estado.
Concluindo a programação da manhã, Alexandre Santos, chefe de Gabinete da Polícia Judicial (GPJ), apresentou uma visão geral do Plano de Segurança para as Eleições 2024. Na sua apresentação, destacou as medidas que estão sendo tomadas para garantir a segurança e a tranquilidade durante o próximo pleito.
Texto: Ana Beatriz Manarte e Rodrigo Silva/ Ascom TRE do Pará.
Fotos: Thalles Puget e Leonardo Moraes/ Ascom TRE do Pará.