Presidente do TRE do Pará conduz emissão da Zerésima de Totalização
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) realizou na tarde do sábado (5), véspera da votação do 1° Turno das Eleições Municipais 2024, a emissão da Zerésima do Sistema de Gerenciamento de Totalização (Sistot).
A cerimônia ocorreu no Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE), no bairro da Pedreira, em Belém, e foi conduzida pelo presidente do Tribunal, o desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, acompanhado da diretora-geral, Nathalie Castro, da juíza da 1ª Zona Eleitoral, Andrea Bispo, da chefa de cartório da 1ª ZE, Ana Cláudia Raiol, na presença dos observadores eleitorais, dos demais servidores da Justiça Eleitoral e da imprensa.
O desembargador-presidente falou sobre a importância do documento emitido que efetiva a lisura do processo eletrônico de votação. "A Zerésima é exatamente para comprovar que não existe nenhum voto inserido no sistema, seja para candidato A ou candidato B, demonstrando a total transparência e segurança do pleito", afirmou.
Sobre as expectativas para o domingo da votação, o desembargador reforçou que tudo está sendo organizado, há bastante tempo, pela Justiça Eleitoral, principalmente com relação à segurança e à acessibilidade do eleitorado. "Contamos com o apoio das forças de segurança, fizemos várias reuniões, foi montada uma estratégia pensando na tranquilidade da votação e confiamos nesse planejamento esperando não ter grandes intercorrências. Tenho certeza que a democracia vai prevalecer e a cidadania será efetivada porque o voto é de suma importância e o voto consciente muda, para melhor, a vida de uma nação", afirmou o desembargador.
A diretora-geral, Nathalie Castro, falou sobre as diferenças entre a zerésima de totalização e a zerésima emitida no domingo da votação. "A Zerésima é o relatório extraído do sistema, mais precisamente do Sistema de Totalização, informando que não tem nenhum voto computado para qualquer candidato e que só a partir de amanhã, com o envio dos dados de resultados das urnas eletrônicas para o Sistot é que vai começar a computar. Já a Zerésima da urna eletrônica é emitida a partir das 7 horas do domingo, ou seja, antes do primeiro voto, e ela representa, exatamente, que a urna eletrônica não recebeu nenhum voto para qualquer candidato. Então a zerésima é exatamente o documento que garante que não há voto algum nos sistemas da Justiça Eleitoral", acrescentou.
No início da tarde, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF), foi realizada a chamada Cerimônia de Verificação da Integridade e Autenticidade dos Sistemas Eleitorais quando foi comprovado que os sistemas inseridos nas urnas eletrônicas, entre eles o de Gerenciamento da Totalização, que é o conjunto de programas com o objetivo principal de acompanhar os recebimentos e gerenciar as totalizações dos resultados das eleições a partir dos arquivos processados pelo Receptor de Arquivos de Urna - eram os mesmos autenticados, lacrados e assinados digitalmente pelo TSE no dia 10 de setembro.
Essas medidas fazem parte dos persos procedimentos de segurança adotados pela Justiça Eleitoral em todo o Brasil para garantir a confiabilidade da votação e dos resultados da Eleição.
Texto: Rodrigo Silva e Ana Beatriz Manarte/ Ascom TRE do Pará.