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Campanha Sinal Vermelho ganha reforço com adesão do governo do Maranhão

A adesão da Secretaria de Articulação Política do Governo do Maranhão à campanha Sinal Vermelho confirma o avanço da proteção e do combate a todas as formas de violência, que tem sido a tônica das ações desenvolvidas pelo Poder Judiciário no estado. Para a conselheira do CNJ, Renata Gil, a adesão voluntária da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Maranhão ao Programa Sinal Vermelho é uma prova de que a campanha, que é a oriunda de uma lei federal, já está capilarizada e é uma forma silenciosa e potente de proteção às mulheres. “A gente quer que mais municípios, que mais estados adiram à campanha”, afirmou.  Renata Gil destacou ainda que essa pauta uma é de toda a sociedade e que várias organizações privadas e públicas estão aderindo a essa importante campanha que foi idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça. “Nesse momento que entidades privadas como a Uber têm feito todo esse trabalho, estamos unidos esforços. A gente vai estar, por exemplo, nos VLTs do Rock in Rio, em setembro, no Rio de Janeiro”, disse.  Só este ano, o Maranhão já totalizou 40 feminicídios. Para a assessora da coordenadoria estadual da mulher em situação de violência doméstica (CEMULHER) do TJMA, juíza Marcela Lobo, é preciso criar canais para que as mulheres possam se sentir seguras e estejam alcançadas pelos serviços disponibilizados pela rede para fazer cessar as situações de violência, colocá-las em abrigos e promover maior segurança. “Promover, de fato, a interrupção dos ciclos de violência”, ressalta Marcela Lobo. O juiz Douglas Lima da Guia, assessor de Relações Institucionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), explicou que o órgão vem ampliando cada vez mais o alcance e a pulgação das ações da campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, envolvendo não só o público interno, mas também comunicando à sociedade maranhense as formas de pulgação, canais de denúncia e de proteção às mulheres. “Iniciativas concretas como a pulgação nas redes sociais e a presença nos eventos abertos ao público com a pulgação da campanha tem reforçado as ações desenvolvidas pelo Judiciário do estado”, afirmou.   Hoje, como a última medida de extensão da campanha Sinal Vermelho, temos a parceria com a Uber, continua a juíza. Nesta semana, a campanha recebeu a adesão da empresa de transporte por aplicativo Uber do Brasil. “Uber, CNJ e você contra violência doméstica” foi resultado de acordos firmados para ampliar a pulgação do programa “Sinal vermelho contra a violência”. O protocolo de intenções, assinado em junho deste ano, conta com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para fortalecer o cumprimento da Lei Maria da Penha ao propor uma rede ampla de apoio às vítimas de violência doméstica.  A campanha Na pandemia de Covid-19, com o consequente isolamento social, os números de violência doméstica aumentaram significativamente. Os índices de feminicídio cresceram 22,2% em março e abril de 2020, durante a quarentena, em relação aos mesmos meses de 2019. Em junho de 2020, o Conselho Nacional de Justiça se uniu à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e lançou a campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, com a ideia central de que uma mulher consiga pedir ajuda contra a violência se mostrar um X vermelho desenhado na palma da mão ou em um pedaço de papel. Um ano depois, a ação ganhou corpo com a sanção da Lei Federal n. 14.188, que definiu o programa de cooperação Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica como uma das medidas de combate à violência contra a mulher. Atualmente, 21 estados e o Distrito Federal sancionaram suas leis estaduais de combate à violência contra as mulheres.  Texto: Ruth Simões Edição: Beatriz Borges Agência CNJ de Notícias Número de visualizações: 34
30/08/2024 (00:00)

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