Campanha “Setembro Amarelo” é tema de ações promovidas pelo TRE Pará
Em alusão ao “Setembro Amarelo”, campanha de prevenção ao suicídio promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) iniciou nesta quinta-feira (12) uma série de ações relacionadas ao assunto.
A primeira delas foi a “Blitz do Setembro Amarelo: Cuidados com a saúde mental”, no subsolo do prédio sede, que contou com a participação do presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, e do vice-presidente, o desembargador-corregedor, José Maria Teixeira do Rosário.
Ao entrarem para iniciar o dia de trabalho, todos que chegavam eram recebidos com girassóis, doces, música (com apresentação dos servidores Patrícia Saboya e Rodrigo Waldez) e convidados a se integrarem à programação. “Esse é um trabalho muito importante feito pela Samos (Seção de Assistência Médica, Odontológica e Psicossocial) para este mês referente ao Setembro Amarelo, quando temos um foco na saúde mental. Essa é uma iniciativa relevante e todos estão de parabéns”, destacou o secretário de Gestão de Pessoas do Tribunal, Walber dos Remédios, que foi um dos primeiros a chegar e participar do evento.
A assistente social da Samos, Fernanda Moura, explicou que a ação tem um significado muito especial. “Queremos mostrar para as pessoas como elas são importantes para nós. Nessa ação, em específico, estamos com uma caixinha que foi colocada logo na entrada, no Cantinho da Gratidão, para que as pessoas possam compartilhar as suas histórias reais e também deixar mensagens motivacionais”, explicou.
Ela detalhou que a campanha contou, logo em seguida, com uma Roda de Conversa sobre “A importância do autocuidado em saúde mental”, via Meet, com a psicóloga clínica Suelen Araújo. “Teremos também ações em outros dias para as salas que solicitarem a nossa presença para conversar sobre o tema com as pessoas e faremos isso ao longo deste mês”, acrescentou.
A ação foi uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio da Samos e da Coordenadoria de Assistência ao Servidor (CAS).
DataO dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e persas ações ocorrem em todo o país para chamar a atenção sobre o assunto.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.Fotos: Elaynia Ono / Ascom TRE do Pará.